Produzindo meu primeiro curta
Publicado em por Maiara Araújo
Olá, tudo bem?
Gostaria de compartilhar um capítulo importante da minha jornada, quando decidi concretizar um plano de longa data de me matricular em um curso e de bônus saí de lá com um curta metragem.
Em 2020, inicia-se a minha trajetória ao alcançar o planejamento de anos de realizar um curso de 3D na Faculdade Melies. Deparei-me com as diversas etapas do processo de produção de um curta-metragem e, encarando o desafio, me comprometi em concluir no prazo de um ano.
1 - Pré produção – Ideia e Roteiro
A ideia surgiu a partir de um conceito de Mago 3D que criei como resultado de um curso online de ZBrush que fiz em 2019 no site Pluralsight. Eu me apeguei tanto a ele que senti a necessidade de dar vida e personalidade de alguma forma, e a necessidade de uma ideia para um curta-metragem foi a oportunidade perfeita para tornar isso realidade.
2 - Pré produção – Concepção do personagem em 2D
O personagem principal é um mago, baixinho e amigável. Pensei em usar formas que nos lembrassem alguém com muita sabedoria, sendo assim, usei elementos visuais de uma coruja. Como referência usei vários outros personagens de mago.
Reference Sheet:
Result of creation:
3 - Pré produção – Concepção do cenário
O cenário foi todo pensado para que todas as cenas acontecessem em um lugar só, desenhei a mesa de trabalho atrás de uma janela e o caldeirão do lado. Os elementos foram todos pensados em um tempo muito antigo, medieval e com um mood fantástico e fantasioso.
Reference Sheet
4 - Pré produção – Animated Storyboard / Animatic
Animatic feito sob orientação da professora Jo Vy Chou (Zoe) para o curta. Essa etapa é basicamente um storyboard animado, nos preocupando com timing para que o tempo esteja adequado.
Alguns screenshoots
5 - Pré produção – Blocando o cenário
Mão na massa! Aqui começo a modelar e inserir os objetos em cena, testando tamanhos, posições e incialmente já comecei à testar cores e texturas.
6 - Pré produção – Layout
Layout feito sob orientação da professora Jo Vy Chou (Zoe) para o curta. Aqui temos uma primeira animação com elementos 3D sejam eles usados no render final ou placeholder, a anaimação ainda é crua. Aqui iremos nos preocupar com timing, enquadramentos, sons e elementos em cena. Nessa parte conseguimos ver melhor as coisas antes de modelar ou fazer algo que não vamos usar no futuro.
7 - Pré produção – Esquema de cores e Color Script
Color Scheme:
Color Script:
8 - Produção – Esculpindo o personagem
Usei o ZBrush para fazer a blocagem do personagem, adição de detalhes, vincos nas roupas e base para os cabelos e barba. Fui necessário muito feedback dos professores para chegar ao resultado final.
Software: ZBrush
9 - Produção – Retopologia
Reconstruir a malha redesenhando a topologia é uma das partes que mais gosto (acredite). É preciso ter atenção aos principais deformações que iremos ultilizar nas animações, por exemplo, dos olhos, da boca, a dobra da pele nas juntas, etc.
Software: Maya
10 - Produção – UV Unwrap e Texturização
Texture and grooming:
Abertura de malha:
Referencias usadas:
11 - Produção – Rig and Setup
Rig desenvolvido com orientação da professora Larissa Cardoso Paz usando como base o script dpAutoRig (Danilo Pinheiro - https://nilouco.blogspot.com) e desenvolvendo os controladores adicionais.
12 - Produção – Planejando e texturizando o cenário
Ao longo do ano de produção do curta, fui coletando referências de objetos e superfícies no estilo medieval/fantasia assim que eu os via em jogos, filmes, pinterest, instagram e etc. Utilizei de texturas em madeira levemente gastadas e objetos de época que um mago usaria.
Software: Substance Painter
13 - Produção – Animação (Playblast)
Chegou a hora de gravar as referências e animar. Particularmente, animação é a área em que mais senti dificuldade em concluir, precisei de muito feedback dos meus professores. Mas aos poucos, cena por cena, os playblasts foram criados. Nessa etapa só temos a animação do workspace, sem iluminação e sem render.
14 - Produção – Render e pós-produção
E chegou a hora de renderizar, como estávamos em isolamento social durante a pandemia, fiz a renderização remotamente do meu computador para a RenderFarm da faculdade. Deixava o render rodando durante os dias e aos poucos eu tinha as imagens para mais tarde fazer a junção no After Effects. Após isso, editei, fiz os Motion Graphs, adicionei as fumaças, fiz os créditos, recebi os SFX e trilha sonora produzidos por Rogério Bordini e finalmente testei o produto final.
Abaixo temos uma parte do teste de animação + render + pós-produção + motion graphics de como estava no Playblast e depois como ficou com a edição final.
Fim!
E por fim, veja o resultado do meu curta: Assista
Trailer em Português: Assista English Trailer: Watch
Acesse o blog para mais detalhes: Shazem! Blog
Conteúdos Extras!
Menções durante um vídeo da Faculdade Melies em 04/11/2021
Durante o React Méliès no canal do Youtube da Faculdade Méliès, os professores Larissa Paz, Gabriel Portella e Will Mur com a particiação do diretor João Boldrini comentam alguns curtas-metragens e o Shazem! é mecionado no meio do vídeo.
Produção executiva e Exibições em festivais pelo mundo
Ganhei como prêmio em um concurso a produção executiva, possibilitando o curta a passar em diversos festivais pelo mundo, incluindo o BangAwards (Portugal), CAFF (Estados Unidos), 6th Chaniartoon (Grécia), Chilemonos (Chile), 31º Divercine (Urugay), XVI Big Cartoon Festival (Russia), Festival Internacional de Cinema de Arouca (Portugal), 8º Santos Film Fest (Brasil), Festival Curta Campos do Jordão - FCCJ (Brasil) e muitos outros.
Depoimento da diretora Maiara Araújo
Obrigada pela leitura!
Nos vemos em breve!