Explorando o Unity e Oculus por meio de projetos
Publicado em por Maiara Araújo
Olá, tudo bem?
Neste artigo, explorarei minha experiência e contribuições em projetos envolvendo a integração da Realidade Virtual (VR) utilizando o Oculus no ambiente Unity.Participei do desenvolvimento de três projetos distintos, cada um apresentando desafios únicos e proporcionando resultados satisfatórios. Desde a criação da GAIA Virtual, uma recriação digital da Galeria do Instituto de Artes (GAIA) da UNICAMP, até minha participação em workshops e colaboração no projeto "[inside] breathe,".
Para a integração do VR, a plataforma Oculus disponibiliza ferramentas para Unity (https://developer.oculus.com/unity/), integrá-lo é um processo super tranquilo e o resultado é algo muito satisfatório!
O pacote de integração do Oculus apresenta vários componentes, prefabs, objetos de jogo e APIs para ajudar você a desenvolver seu próximo aplicativo de realidade virtual no motor Unity. Você pode baixar o pacote na página do SDK de Integração do Oculus na Unity Asset Store ou na página de Download da Integração Unity no Centro de Desenvolvimento do Oculus.
Até o momento da redação deste artigo, participei de três projetos.
GAIA Virtual
Auxiliei no desenvolvimento da GAIA Virtual (web) e GAIA VR, projeto de pesquisa de Rogério Bordini que recriou digitalmente a Galeria do Instituto de Artes (GAIA) da UNICAMP para realização de exposições virtuais artísticas em um ambiente imersivo 3D. As versões foram desenvolvidas com: Unity (programação em C#); Corel Draw e Photoshop (UI) e; 3DS Max e Maya (modelagem 3D poligonal). A versão VR foi implementada para dispositivos que fazem uso do sistema Oculus, como o Gear VR e Google Cardboard. A plataforma foi amplamente usada pela instituição durante o período de isolamento social.
A versão para VR possui os mesmos aspectos da versão Web que é acessada pelo site, com a diferença de que o usuário deve realizar o download de um aplicativo no formato .apk e possuir suporte próprio de óculos de VR para que assim consiga encaixar o celular e usar o aplicativo. A primeira versão realizada para fins de testes na universidade foi para o dispositivo Samsung Gear VR que é compatível com os modelos de celulares Galaxy S6 em diante.
Como o usuário não possuirá o auxílio do mouse e nem do teclado, ele deverá realizar movimentos com a cabeça a fim de poder navegar pelo espaço virtual. Um círculo azul se acende toda vez que o usuário posiciona a “mira” de seu visor em direção à obra. Para ser transportado até ela, basta olhar diretamente para o círculo por alguns segundos e o usuário será teletransportado por meio de um efeito de fade in e fade out para frente da peça desejada.
O resultado de uma das exposições sendo vista através do VR é vista no vídeo abaixo:
O resultado de uma das exposições em WebGL é vista pelo vídeo abaixo. Nesse os inputs são somente mouse e teclado:
Para visualizar todas as exposições no formato WebGL, acesse o link www.iar.unicamp.br/gaia/gaia-virtual/exposicoes-anteriores/.
Workshop UNICAMP
Participei também da "Oficina UNICAMP - Introdução à Criação de Ambientes Virtuais Imersivos", realizada ao longo de dois dias como palestrante. Em parceria com Rogério Bordini, revisamos conceitos fundamentais de modelagem 3D usando o Blender, transferimos para o Unity e configuramos a aplicação para visualização em óculos de Realidade Virtual, como VR Box e Google Cardboard. O objetivo era modelar uma ilha flutuante e visualizar ela dentro do Unity pelo VR BOX.
[inside] breathe
Outro destaque foi a colaboração no "[inside] breathe", uma obra de experiência audiovisual imersiva e interativa desenvolvida pelo Grupo Arte Homeodinâmica (GAH) da rede DASMind/Unicamp. Meu papel incluiu a assistência no código C# para integrar o Arduino com o Unity, permitindo a leitura dos movimentos respiratórios capturados por um dispositivo no tórax da pessoa. Esses dados eram convertidos em alterações visuais dentro do ambiente Unity, proporcionando uma experiência imersiva e interativa.
Os integrantes do grupo de pesquisa foram Rachel Zuanon (Coordenação), Barbara Alves, Claudia Martins, Gabriel Romitelli, Geraldo Lima, Lucas Baisch, Maiara Araújo (Eu!), Rafaela Repasch e Rogério Bordini.
A obra foi apresentada no Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (21 ART) Setembro de 2022 no Museu Nacional da República, em Brasília (DF).
Veja abaixo o vídeo publicado na TV Unicamp em 08/09/2022:
Estou grata por ter participado dessas iniciativas, pois através delas aprendi muito e continuo apredendo todos os dias. Estou ansiosa por futuras oportunidades!
Obrigada pela leitura!
Nos vemos em breve!